Conheça os destinos do mundo para os apaixonados por vinhos.

Conheça os destinos do mundo para os apaixonados por vinhos.

  • outubro 2017
  • Postado Por ABC Turismo
  • 0 Comentários

Da América do Sul à África, em quase todos os cantos do mundo há opções interessantes para os apreciadores de vinho. Se deseja fazer uma grande viagem para conhecer lindas vinícolas e provar os melhores vinhos do mundo, veja os melhores destinos.

 

Toscana, Itália: Com o clima e terras bastante propícias para o plantio da uva, a região da Toscana é uma grande área produtora de vinhos de alta qualidade, como os das uvas sangiovese, canaiolo, trebbiano e malvasia. Com mais de 7 mil vinhedos, você  poderá percorrer vários quilômetros de regiões com vinícolas, entre a cidade de Livorno até a divisa com Lazio, além de passar por Florença e Siena, algumas das cidades mais charmosas do mundo.

 

Valle de Colchagua, Chile: Localizado a 130 km da capital Santiago, o Valle de Colchagua é responsável pela maior produção de vinhos do Chile. Se você pretende fazer um tour na região, é aconselhável começar pela cidade de Santa Cruz, onde se encontra o Museu de Colchaga, dedicado ao vinho e também poderá embarcar em uma locomotiva a vapor, o Trem do Vinho e passar por diversos vinhedos.

 

Mendoza, Argentina: O clima da região é seco e as terras são de boa qualidade, tornando Mendoza, região no meio da Cordilheira dos Andes, a maior produtora de vinho da Argentina. Lá é possível encontrar cerca de 1,2 mil adega. Adegas com arquitetura impressionante, hotéis luxuosos e gastronomia sofisticada, a cidade é ideal para os turistas apreciadores de vinho.

 

Hunter Valley, Austrália: A região recebe o título de “País do Vinho”. Localizada a apenas duas horas da capital Camberra, um dos atrativos do local são os centenários campos de uvas semillon, formando uma paisagem inesquecível. São mais de 80 vinícolas na região, onde se pode  conhecer muito mais sobre a produção, métodos de cultivo, processo de fabricação e degustação de alguns rótulos.

 

Serra Gaúcha, Brasil: O Sul do Brasil é conhecido por suas delícias gastronômicas, mas a Serra Gaúcha merece um destaque especial, para a região dos Vale dos Vinhedos, onde se encontram as principais vinícolas do país. Nas vinícolas se pode fazer cursos de enologia, degustar  vinhos selecionados e ainda apreciar construções históricas do período da colonização.

 

Porto, Portugal: As margens do rio Douro estão diversos vinhedos que produzem os famosos vinhos portugueses da região do Porto. Ali é possível conhecer desde os pequenos produtores até as grandes vinícolas e participar até mesmo da colheita. A área é temática e pode nela se  encontram museus, enotecas e construções históricas que dão um charme especial ao destino.

 

La Rioja, Espanha: A região de La Rioja, no Norte da Espanha é um verdadeiro paraíso para os apreciadores do vinho. Na cidade de Haro, acontece o famoso festival “Batalla del Vino”, quando no dia 29 de junho uma multidão vestida de branco se reúne para uma “guerra” de vinho tinto disparado por pistolas de água.

 

Napa Valley, Estados Unidos: Localizado na Califórnia, a 50 minutos de São Francisco, o Napa Valley tem 150 vinícolas que cultivam mais de cem tipos de uva, como por exemplo a cabernet sauvignon, chardonnay, merlot e pinot noir. No roteiro, a passagem pelas cidades de Calistoga, Santa Helena, Napa e Yountville são obrigatórias para os bons apreciadores de vinho. Entre as vinícolas a serem visitadas está a Robert Mondavi , um dos maiores desenvolvedores da vinicultura no Norte do Estado da Califórnia.

 

Marlborough, Nova Zelândia: Com 160 vinícolas, Marlborough é a capital do vinho da Nova Zelândia. A viticultura na região, que fica na Ilha Sul, começou no início dos anos 1980. Foi com o vinho Sauvignon Blanc que Marlborough foi reconhecida mundialmente pela qualidade de produção. Em terras ensolaradas e secas, são cultivadas uvas pinot noir, chardonnay, riesling, pinot gris e gewurztraminer. Os passeios pelas adegas – cerca de 40 delas mantêm as portas abertas o ano todo – podem ser feitos de carro ou de bicicleta.

 

Stellenbosch, África do Sul: Com mais de 200 produtores, a Rota do Vinho da cidade de Stellenbosch, na África do Sul, tem sido roteiro frequente entre os enólogos e apreciadores do vinho. A cerca de 50 quilômetros da Cidade do Cabo, o local tem clima bastante favorável ao plantio de uvas, com forte calor de dia e baixas temperaturas à noite.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *