
- novembro 2015
- Postado Por ABC Turismo
- 0 Comentários
Sakura
A Época mais bonita para visitar o Japão é na primavera, onde o país fica colorido com o desabrochar das flores. Para o japonês, é tempo de recomeço, já que em Abril é quando os recém formados saem em busca de trabalho, começa o ano letivo e fiscal do país.
É quando termina o inverno rigoroso e assim o povo começa a se empolgar para fazer passeios ao ar livre.
Sakura
Uma das maiores responsáveis por tamanha beleza é a flor de cerejeira, chamada sakura em japonês. A flor símbolo do Japão, é de simbologia tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira ou hino nacional.
A lenda
Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.
Origem
Hoje existe catalogado mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador SAGA em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o HANAMI (APRECIAÇÃO DAS FLORES).
Costume
O costume é ir apreciar as flores (hanami), fazendo piquenique e participando de festivais, chamados Sakura Matsuri. Sendo uma tradição milenar, desde o tempo da Corte Imperial de Kyoto, onde o Imperador Saga (período Heian), adotou a prática do hanami, com festas de contemplação de flores, com banquetes e sakê.
Com as petálas são feitos chás, usados em casamentos e ocasiões festivas. E surgem uma infinidade de produtos com gosto (essência) de sakura, desde bolos, chocolates, sucos, sorvetes, etc.
Comentários