- fevereiro 2016
- Postado Por ABC Turismo
- 0 Comentários
Conheça as estações de trem mais belas do mundo!
Estações de trem podem ser uma atração à parte durante uma viagem. Muitas delas, além de belíssimas, são historicamente importantes. Por isso selecionamos as mais belas para que possa incluir uma delas em sua próxima viagem:
Estação Central da Antuérpia, Bélgica
É uma linda construção, recentemente modernizada numa reforma que incorporou o estilo clássico ao futurista de maneira harmônica, como é comum na Europa.
Estação de Sirkeci, Istambul, Turquia
A estação central construída em 1888 serve de hub de conexão para diversas cidades europeias. A arquitetura presente é tão multicultural quanto o restante do país, incorporando azulejos coloridos, adornos orientais e grandes torres de relógio que iluminam o local.
Gare du Nord, Paris, França
Com arquitetura neoclássica, esta estação parisiense esbanja beleza, na fachada, 23 estátuas femininas que têm um significado importante: representam as cidades conectadas pela companhia de trem, que, além de Paris, inclui Bruxelas, Londres, Viena, Amsterdã, Berlim, Frankfurt e Varsóvia.
Estação de São Bento, Porto, Portugal
Relembrando a arquitetura parisiense do século 19 em seu exterior, a estação portuguesa chama a atenção de longe. No hall de entrada, uma agradável surpresa: uma parede revestida com 20 mil azulejos de cerâmica, que demorou 11 anos para o artista Jorge Colaço deixá-la completa. Os desenhos retratam a história do transporte em Portugal.
Terminal Grand Central, Nova York, Estados Unidos
Construído no início do século 20, a estação de trem destaca o estilo Beaux Arts, que foca na riqueza de detalhes e formas históricas, vistas em candelabros, um enorme relógio Tiffany, estátuas de deuses romanos, colunas, arcos e janelas de 23 metros de altura em seu salão principal.
Estação Southern Cross, Melbourne, Austrália
Com foco na arquitetura sustentável, a estação de trem chama a atenção por seu telhado ondulado, que remete ao conceito de open space, cobrindo 60 mil metros quadrados. Seu planejamento permite que as fumaças de óleo diesel, calor e gases escapem por entre suas vias com a força dos ventos.
Estação de Kanazawa, Kanazawa, Japão
Um enorme e moderno portão xintoísta, chamado de “Tambor Gate” (Tsuzmi-mon), com colunas que fazem alusão ao tambor tsuzumi, recebe os turistas que chegam de outras regiões. Feito de madeira, o portal se destaca, mas ainda faz companhia para outros adornos interessantes, como esculturas diversas e um relógio digital de água.
Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai, Índia
Exuberante, a estação planejada pelo arquiteto britânico F. W. Stevens e construída no século 19 une típicos marcos indianos com toques góticos em sua estrutura. Torres, cúpulas, padrões florais e animais são alguns detalhes que tornam o local um dos Patrimônios Históricos da Humanidade.
Estação de Atocha, Madri, Espanha
A estação de trem conta com um belo jardim botânico em seu interior, além de um santuário de tartarugas, numa lagoa na outra extremidade da área verde, que atrai turistas e curiosos o tempo todo. E não subestime o jardim, pois conta com 2 mil plantas tropicais de 260 espécies distintas. O espaço ainda conta com diversos cafés e até uma casa noturna, para distrair os passageiros que aguardam seus trens.
Estação de Dunedin, Nova Zelândia
Possivelmente o mais conhecido edifício da metade sul da Ilha Sul da Nova Zelândia, a estação é a jóia da coroa arquitectónica da Nova Zelândia.










Comentários