
- março 2015
- Postado Por ABC Turismo
- 0 Comentários
A encantadora Borgonha
Castelos e vinhedos compõem a paisagem da região de Borgonha, além de ser considerada uma das mais bonitas da França, é a segunda região mais importante para a produção vinícola.
A reconhecida qualidade dos vinhos da Borgonha é devida a diversos fatores, entre eles, o solo calcário aliado ao clima frio que favorece a produção de vinhos sofisticados. Pinot Noir e a Chardonay são as principais castas da Borgonha, é também a terra do Romaneé-Conti, o vinho que ganhou status de obra de arte.
Um passeio pela “Champs Élysées dos vinhedos”, como costumam se referir os franceses à estrada que liga a cidade de Beaune a Dijon. São 45 km de vinhedos, pequenas cidades, caves e restaurantes.
Beaune é o ponto de partida para uma visita à região por abrigar hotéis e restaurantes incriveis e a sede de muitas vinícolas importantes. Uma boa maneira de começar o dia na cidade é visitando o Musée du Vin de Bourgogne que não pode ficar de fora do roteiro de nenhum enófilo. Em salas separadas é possível conhecer a história da Borgonha vinícola desde as épocas grega e romana; constatar a importância das condições naturais (safra, clima, cepas, solo etc.); acompanhar a produção do vinho e dos barris, esta última na salle de la tonnellerie; e divertir-se com as tradições associadas a acessórios como garrafas e taças.
Recomendamos alugar um carro e de Beaune seguir pela estrada N74 norte em direção a Dijon, no caminho estão as duas áreas vinícolas mais importantes da Borgonha: Côte de Nuits e Côte de Beaune. Juntas, formam a Côte d’Or (uma alusão ao solo dourado).
Conheça nosso roteiros personalizados pela França e suas regiões de vinhos.
Comentários